domingo, março 19, 2023
HomeDesportoFC Porto a virar eliminatórias? Conceição já descobriu a receita

FC Porto a virar eliminatórias? Conceição já descobriu a receita

Inter derrotou os dragões por 1-0 na primeira mão dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, porém, não faltam ‘avisos’ de que a eliminatória… pode inverter.

Ainda faltam sensivelmente três semanas para o jogo da segunda mão dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, no Dragão, mas o FC Porto já faz contas à vida depois da derrota diante do Inter (0-1), em Milão, na passada quarta-feira. O histórico de reviravoltas não é propriamente favorável, mas não faltam exemplos, inclusive com Sérgio Conceição ao leme dos azuis e brancos.

De acordo com dados disponibilizados pela Playmaker, o FC Porto já encerrou 13 primeiras mãos de eliminatórias europeias com uma desvantagem forasteira de um golo e, em cinco ocasiões, conseguiu mesmo inverter o rumo dos acontecimentos na cidade Invicta.

Dessas cinco reviravoltas, quatro aconteceram na década de 80. O Velje foi a primeira ‘vítima’ (2-1 na Dinamarca e 3-0 nas Antas) na primeira ronda da Taça das Taças, em 1981/82. Seguiu-se o Dínamo Zagreb, precisamente na mesma fase da competição, em 1983/84, com um 1-0 em Portugal a contrariar o 2-1 na Croácia, em função do critério que ainda existia a privilegiar os golos fora de portas. O mesmo aconteceu com os escoceses do Rangers na fase seguinte, tirado a papel químico. Já em 1986/87, foi a vez do Vítkovice vencer por 1-0 na República Checa e levar com a resposta do FC Porto, em casa, por 3-0, na segunda ronda da designada Taça dos Campeões Europeus, competição que acabaria por vencer.

A quinta e última vez, curiosamente frente a italianos, aconteceu com Sérgio Conceição no banco dos dragões, num passado recente. Nos ‘oitavos’ da edição de 2018/19 da Liga dos Campeões, o FC Porto perdeu por 2-1 frente à AS Roma e, no Dragão, conseguiu triunfar por 3-1, após prolongamento.

RELACIONADO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Popular

MENSAGENS RECENTES